Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Cidadania

Rua Arlindo Targino - Lagoa do Junco
MESSIAS TARGINO, RN | 59.775-000

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta de 08:00hs às 12:00hs (Manhã) e 14:00hs às 17:00hs (Tarde), exceto em feriados nacionais, estaduais e municipais.
Principais Atribuições e Competência::

A Secretaria de Asswistencia Social é o órgão da promoção dos serviços de assistência social à população do Município; pela promoção da assistência aos necessitados e principalmente, responsável pela assistência ao menor carente e ao idoso desamparado, promovendo o  planejamento e a execução das políticas sociais do Município; promover as ações de melhoria da qualidade de vida da população;desenvolver a articulação comunitária; promover as políticas de assistência social no Município, de acordo com as necessidades básicas da Municipalidade e em consonância com as diretrizes de governo, com a Lei Orgânica de Assistência Social e as orientações e deliberações do Conselho Municipal de Assistência Social;  propor e gerenciar convênios com instituições públicas, privadas ou organização da sociedade civil consoante os objetivos que definem as políticas de assistência social; elaborar, executar, incentivar e desenvolver programas e projetos em defesa dos direitos da mulher, do idoso, da criança, do adolescente e pessoas com necessidades especiais; formular diretrizes e políticas sociais que propiciem o acesso a assistência social; elaborar e garantir ações e serviços socioassistenciais para crianças, adolescentes, mulheres, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade; gerenciar os recursos financeiros alocados no Fundo Municipal de Assistência Social, obedecendo a legislação específica e viabilizando as ações planejadas no âmbito da Secretaria Municipal; garantir as ações e serviços de sua competência, normatizar e organizar o armazenamento e distribuição de materiais utilizados na execução de suas atribuições; formular diretrizes e políticas de assistência social que propiciam o direito a equidade; executar outras ações correlatas determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal.